I Coríntios 11
  • 1 Sigam o meu exemplo, como eu sigo o de Cristo.

  • 2 Estou muito contente, amados irmãos, porque vocês têm-se lembrado de mim e têm feito tudo quanto eu lhes ensinei.

  • 3 Entretanto, há um assunto acerca do qual quero lembrá-los: Que Cristo tem autoridade sobre todo o marido, que o marido tem autoridade sobre a esposa e que Deus tem autoridade sobre Cristo.

  • 4 Se um homem recusar-se a descobrir a sua cabeça enquanto está orando ou profetizando, desrespeita a sua cabeça.

  • 5 Se uma mulher que ora ou profetiza publicamente sem que sua cabeça esteja coberta, desrespeita a sua cabeça. Nesse caso, não há diferença entre ela e a mulher que está com a cabeça rapada.

  • 6 Se ela se recusa a cobrir a cabeça, neste caso ela também deve rapar o cabelo. E se é vergonhoso para uma mulher ter a cabeça rapada, então deve cobri-la.

  • 7 Um homem, porém, não deve cobrir a cabeça, porque ele é a imagem e glória de Deus, e a glória do homem é a mulher.

  • 8 O homem não veio da mulher, e sim a mulher veio do homem.

  • 9 O homem não foi feito por causa da mulher, e sim a mulher por causa do homem.

  • 10 Assim, por causa dos anjos, uma mulher deve cobrir a cabeça como sinal de que está sob autoridade.

  • 11 Lembrem-se, porém, que no plano do Senhor o homem e a mulher precisam um do outro. Eles não são independentes.

  • 12 Pois assim como a mulher veio do homem, também o homem nasce da mulher, e tanto os homens como as mulheres vêm de Deus, seu Criador.

  • 13 Julguem entre vocês mesmos: Está certo uma mulher orar em público sem cobrir a cabeça?

  • 14 O próprio instinto não nos ensina que é uma desonra para o homem ter o cabelo comprido?

  • 15 Mas as mulheres sentem orgulho do seu cabelo comprido. Pois o cabelo comprido lhe foi dado como véu.

  • 16 Entretanto, se alguém deseja questionar a esse respeito, tudo o que posso dizer é que nunca ensinamos mais do que isso a esse respeito. E todas as igrejas de Deus pensam da mesma maneira.

  • 17 A seguir, vem outra coisa com que não posso concordar. Parece que quando vocês se reúnem para os cultos de comunhão, eles fazem mais mal do que bem.

  • 18 Tenho ouvido da discussão que ocorre durante as suas reuniões, e das divisões que surgem entre vocês, e eu posso realmente crer nisso.

  • 19 Mas suponho que isso seja necessário, para que sejam conhecidos quais dentre vocês são aprovados por Deus!

  • 20 Quando vocês se reúnem para comer, não é a Ceia do Senhor que estão comendo,

  • 21 mas sim a ceia de vocês mesmos, sem esperar para repartir com os outros, de tal maneira que um não consegue obter o suficiente e sai com fome, enquanto o outro fica embriagado.

  • 22 Isso realmente é verdade? Vocês não podem comer e beber em casa, para evitar desmoralização para a igreja de Deus e para não humilhar aqueles que são pobres e não têm o suficiente? O que vocês esperam que eu diga a respeito dessas coisas? Ora, é claro que não vou elogiá-los!

  • 23 Pois isto é o que o próprio Senhor disse com relação à sua mesa, e que eu antes já lhes havia transmitido: Que na noite em que o Senhor Jesus foi traído, ele tomou o pão,

  • 24 e, depois de haver agradecido a Deus, partiu-o e o deu aos seus discípulos, dizendo: “Tomem e comam. Isto é o meu corpo, que é entregue por vocês. Façam isso para se lembrarem de mim”.

  • 25 De igual modo, ele tomou o cálice de vinho depois da ceia, dizendo: “Este cálice é a nova aliança do meu sangue. Façam isso em memória de mim, toda vez que o beberem”.

  • 26 Porque cada vez que vocês comerem esse pão e beberem esse cálice, estão anunciando a mensagem da morte do Senhor, morte que ele sofreu por vocês. Façam isso até que ele venha.

  • 27 Portanto, se alguém comer esse pão e beber desse cálice do Senhor de maneira indigna, é culpado de pecado contra o corpo e o sangue do Senhor.

  • 28 É por isso que um homem deve examinar-se cuidadosamente a si mesmo, antes de comer o pão e beber do cálice.

  • 29 Porque, se ele comer o pão e beber do cálice indignamente, sem reconhecer que se trata do corpo do Senhor, está comendo e bebendo o julgamento de Deus sobre a sua própria vida.

  • 30 É por isso que muitos de vocês estão fracos e doentes, e alguns até já morreram.

  • 31 Entretanto, se examinássemos cuidadosamente a nós mesmos, não precisaríamos ser julgados e punidos.

  • 32 Contudo, quando somos julgados e castigados pelo Senhor, é para não sermos condenados com o resto do mundo.

  • 33 Assim, queridos irmãos, quando se reunirem para a Ceia do Senhor, esperem uns pelos outros;

  • 34 se alguém estiver com fome, que primeiro coma em casa, para não atrair castigo sobre si mesmo quando vocês todos se reunirem. Falarei com vocês a respeito dos outros assuntos depois que chegar aí.