Êxodo 37
  • 1 Bezalel fez também a arca. Era de madeira de acácia e media um metro e dez centímetros de comprimento, setenta centímetros de largura e setenta centímetros de altura.

  • 2 Revestiu-a de ouro puro, por dentro e por fora, e fez uma moldura de ouro ao seu redor.

  • 3 Fundiu quatro argolas de ouro para os quatro cantos da arca, duas para cada lado.

  • 4 Fez também varas de madeira de acácia revestidas de ouro.

  • 5 As varas foram introduzidas nas argolas dos lados para carregar a arca.

  • 6 Fez uma tampa de ouro medindo um metro e dez centímetros de comprimento por setenta centímetros de largura.

  • 7 Fez também dois querubins de ouro batido, um em cada ponta da tampa.

  • 8 A tampa e os querubins formavam uma peça inteira.

  • 9 Os querubins tinham as asas estendidas para cima, cobrindo com elas a tampa. Estavam com as faces voltadas uma para a outra, olhando para a tampa.

  • 10 Ele fez a mesa com madeira de acácia, com noventa centímetros de comprimento, quarenta e cinco centímetros de largura e setenta centímetros de altura.

  • 11 Revestiu-a de ouro puro e fez uma moldura de ouro em volta dela.

  • 12 Fez também um friso ao seu redor de quatro dedos de largura, e fez um enfeite de ouro, com um bordado, em volta do friso.

  • 13 Fundiu quatro argolas de ouro, uma para canto da mesa, onde estavam os quatro pés.

  • 14 Colocou as argolas nas pernas da mesa, pouco abaixo do friso, para que sustentassem as varas usadas para transportar a mesa.

  • 15 Fez as varas para transportar a mesa. As varas foram feitas de madeira de acácia, e foram revestidas de ouro.

  • 16 Também fez de ouro puro os utensílios para a mesa: os pratos, os talheres, as vasilhas para o incenso e as jarras para as ofertas de bebida.

  • 17 Fez também o candelabro de ouro puro batido. O pedestal, a haste, as taças, as flores e os botões formavam uma só peça.

  • 18 Eram seis braços, três de cada lado da haste central.

  • 19 Cada braço tinha três taças em forma de amêndoa, cada uma com botão e flor, e três taças com formato de flor de amêndoa no braço seguinte, cada uma com botão e flor. Assim era com os seis braços que saem do candelabro.

  • 20 Mas a haste central do candelabro tinha quatro taças em forma de amêndoa, cada uma com flor e botão.

  • 21 Havia um botão debaixo de cada par dos seis braços que saíam do candelabro.

  • 22 Os botões, os braços e o candelabro formavam uma só peça de ouro puro batido.

  • 23 Depois fez sete lâmpadas. Os cortadores de pavios e os apagadores eram de ouro puro.

  • 24 Foram gastos trinta e cinco quilos de ouro puro para fazer o candelabro com todos os seus utensílios.

  • 25 Fez ainda o altar de incenso, de madeira de acácia. Era quadrado, medindo quarenta e cinco centímetros de largura, e noventa centímetros de altura. As pontas de chifre e o altar propriamente dito formavam uma só peça.

  • 26 Revestiu de ouro puro a parte de cima, as paredes em volta e os chifres. Além disso, foi feita uma moldura de ouro ao seu redor.

  • 27 Fez também duas argolas de ouro de cada lado do altar, abaixo da moldura. Nessas argolas foram introduzidas as varas, para carregar o altar.

  • 28 As varas eram de madeira de acácia, revestidas de ouro.

  • 29 Fez ainda o óleo santo da unção e o incenso aromático especial. Esse serviço foi feito por perfumistas especializados.