Êxodo 36
  • 1 Assim, Bezalel, Aoliabe e todos os homens capazes a quem o SENHOR tinha concedido habilidade e inteligência para fazerem toda a obra de construção do Santuário executaram a obra como o SENHOR tinha ordenado.

  • 2 Moisés chamou Bezalel, Aoliabe e todos os homens hábeis em cujo coração o SENHOR tinha colocado sabedoria, e que tinham se colocado à disposição para vir e começar a obra.

  • 3 Moisés entregou a eles os materiais doados pelo povo para a construção do santuário. E todas as manhãs o povo trazia mais ofertas voluntárias a Moisés.

  • 4 Por isso, todos os construtores habilidosos que trabalhavam no santuário interromperam o trabalho

  • 5 e disseram a Moisés: “O povo está trazendo muito mais do que o necessário para realizar a obra que o SENHOR ordenou”.

  • 6 Então Moisés mandou proclamar em todo acampamento a seguinte mensagem: “Nenhum homem ou mulher traga mais oferta alguma para a construção do santuário”. Foi preciso proibir o povo de dar mais ofertas,

  • 7 pois já havia mais do que o suficiente para realizar toda a obra.

  • 8 Todos os homens habilidosos dentre os trabalhadores fizeram o Tabernáculo com dez cortinas internas. As cortinas eram de linho fino trançado e de fios de tecido azul, vermelho-púrpura e vermelho-carmesim. Nelas foram bordados querubins, ou seja, figuras de anjos. O trabalho foi feito com muita arte.

  • 9 Cada cortina media doze metros e sessenta centímetros de comprimento por um metro e oitenta centímetros de largura.

  • 10 Ligaram cinco cortinas internas umas às outras, e fizeram o mesmo com as outras cinco.

  • 11 Fizeram laços de tecido azul ao longo da borda da última cortina de cada um dos conjuntos de cortinas.

  • 12 Depois fizeram cinquenta laços na primeira cortina interna e cinquenta laços na última cortina do segundo conjunto; os laços ficavam de frente uns para os outros.

  • 13 Os dois conjuntos de cortinas foram presos um no outro por meio de cinquenta prendedores de ouro. Dessa maneira o Tabernáculo ficou sendo uma peça só.

  • 14 A cobertura do Tabernáculo foi feita com um total de onze cortinas de pelos de cabra.

  • 15 E todas as cortinas internas tinham o mesmo tamanho, ou seja, treze metros e meio de comprimento por um metro e oitenta centímetros de largura.

  • 16 Prenderam cinco cortinas umas nas outras, formando um conjunto, e as outras seis formaram o outro conjunto.

  • 17 Depois fizeram cinquenta laços em volta da borda da última cortina de um dos conjuntos e também na borda da última cortina do outro conjunto.

  • 18 Fizeram também cinquenta prendedores de bronze para unir a tenda, para se tornar uma peça inteiriça.

  • 19 Fizeram mais uma cobertura, de peles de carneiro tingidas de vermelho, e por cima desta outra cobertura de couro.

  • 20 Para a estrutura do Tabernáculo fizeram armações verticais de madeira de acácia.

  • 21 Cada armação media quatro metros e meio de comprimento por setenta centímetros de largura.

  • 22 Cada armação tinha dois encaixes paralelos, de modo que todas as armações ficavam encaixadas umas nas outras.

  • 23 Fizeram também vinte armações para o lado sul do Tabernáculo,

  • 24 quarenta bases de prata para serem colocadas debaixo das armações; duas bases para cada armação, uma para cada junção dos encaixes.

  • 25 Para o outro lado, o lado norte, fizeram a mesma coisa: vinte armações

  • 26 e quarenta bases de prata, duas debaixo de cada armação.

  • 27 Nos fundos, no lado oeste do Tabernáculo, fizeram seis armações,

  • 28 além de duas armações para os cantos na parte de trás do Tabernáculo.

  • 29 Nesses dois cantos as armações eram duplas, formando uma só peça até a primeira argola que ficava na parte de cima.

  • 30 Portanto, havia oito armações ao todo e todas estavam fixas em dezesseis bases de prata — duas para cada armação.

  • 31 Também fizeram travessões de madeira de acácia: cinco para as armações de um lado do Tabernáculo,

  • 32 cinco para as armações do outro lado e cinco para as armações para a parte de trás do Tabernáculo, que dá para o ocidente.

  • 33 Fizeram o travessão central, passando pelo meio das armações, ligando todas as armações, de ponta a ponta do Tabernáculo.

  • 34 As armações e as travessas foram revestidas de ouro, e fizeram as argolas de ouro para sustentar os travessões.

  • 35 Para a parte de dentro do Tabernáculo, fizeram um véu de linho fino trançado e de fios de tecido azul, vermelho-púrpura e vermelho-carmesim, e mandaram bordar, por artistas, figuras de querubins.

  • 36 O véu ficou pendendo de quatro colunas de madeira de acácia recobertas de ouro. Para prender e fixar o véu, foram usados prendedores de ouro e foram feitas quatro bases de prata.

  • 37 Para a entrada do Tabernáculo, fizeram uma cortina de linho fino trançado e de fios de tecido azul, vermelho-púrpura e vermelho-carmesim. O trabalho foi confiado a um bordador.

  • 38 Para sustentar as cortinas, fizeram cinco colunas com os prendedores necessários. Revestiram de ouro a parte de cima das colunas e as molduras das cortinas, mas as cinco bases eram de bronze.