1 Quando todo o povo havia atravessado o Jordão, o SENHOR disse a Josué:
2 “Escolha doze homens, um de cada tribo,
3 e dê a eles as seguintes ordens: ‘Peguem doze pedras do local onde os sacerdotes estão parados no meio do rio. Levem as pedras com vocês e amontoem-nas no lugar onde vão acampar esta noite’”.
4 Então Josué convocou os doze homens que havia escolhido, um de cada tribo de Israel,
5 e lhes disse: ‘Vão até o meio do Jordão, à frente da arca do SENHOR, seu Deus. Cada um de vocês pegue uma pedra e carregue-a sobre o ombro; serão doze pedras no total, uma para cada tribo de Israel.
6 Elas serão um monumento entre vocês. No futuro, seus filhos perguntarão: ‘O que significam estas pedras?’,
7 e vocês dirão: ‘Elas servem para nos lembrar que o rio Jordão parou de correr quando a arca da aliança do SENHOR passou por ele’. Essas pedras serão uma recordação no meio dos israelitas para sempre”.
8 Assim, os israelitas fizeram como Josué havia ordenado. Pegaram doze pedras do meio do Jordão, uma para cada tribo, exatamente como o SENHOR tinha dito a Josué. Levaram as pedras ao lugar onde acamparam aquela noite e as deixaram ali.
9 Josué também ergueu um monumento com doze pedras no meio do Jordão, no lugar onde haviam parado os sacerdotes que levavam a arca da aliança. Essas pedras estão lá até hoje.
10 Os sacerdotes que levavam a arca ficaram parados no meio do rio até que fossem cumpridas todas as ordens do SENHOR transmitidas a Josué por Moisés. E o povo se apressou em atravessar o leito do rio.
11 Quando todos chegaram ao outro lado, os sacerdotes atravessaram com a arca do SENHOR, enquanto o povo observava.
12 Os guerreiros das tribos de Rúben e Gade e da meia tribo de Manassés atravessaram à frente dos israelitas, armados conforme Moisés havia instruído.
13 Esses homens, cerca de quarenta mil, estavam armados para a guerra, e o SENHOR ia com eles enquanto avançavam para a planície de Jericó.
14 Naquele dia, o SENHOR fez de Josué um grande líder aos olhos de todo o Israel, e eles o respeitaram enquanto ele viveu, como haviam respeitado Moisés.
15 O SENHOR disse a Josué:
16 “Ordene aos sacerdotes que levam a arca da aliança que saiam do meio do rio”.
17 Então Josué ordenou: “Saiam do meio do rio!”.
18 Assim que os sacerdotes que levavam a arca da aliança do SENHOR saíram do leito do rio e pisaram em terra seca, a água do Jordão voltou a fluir e transbordou sobre as margens como antes.
19 O povo atravessou o Jordão no décimo dia do primeiro mês e acampou em Gilgal, a leste de Jericó.
20 Foi ali, em Gilgal, que Josué ergueu o monumento com as doze pedras tiradas do Jordão.
21 Então Josué disse aos israelitas: “No futuro, seus filhos perguntarão: ‘O que significam estas pedras?’,
22 e vocês dirão: ‘Aqui o povo de Israel atravessou o Jordão a pés enxutos’.
23 Pois o SENHOR, seu Deus, secou o rio diante de seus olhos e o manteve seco até todos vocês atravessarem, como fez com o mar Vermelho quando o secou até que todos vocês tivessem atravessado.
24 Fez isso para que todas as nações da terra saibam que a mão do SENHOR é poderosa e para que vocês temam o SENHOR, seu Deus, para sempre”.