1 Depois de algum tempo que Davi estava morando no seu novo palácio, ele disse ao profeta Natã: “Aqui estou, morando numa casa com paredes de cedro, enquanto a arca da aliança do SENHOR está lá fora numa tenda!”
2 E Natã respondeu: “Pois realize o seu plano, porque o SENHOR está com você”.
3 Naquela mesma noite Deus falou a Natã:
4 “Vá dizer ao meu servo Davi que assim diz o SENHOR: Não será você que vai construir uma casa para eu morar!
5 Não tenho habitado em nenhuma casa desde o tempo em que tirei Israel do Egito, mas de tenda em tenda, e de um Tabernáculo para outro.
6 Por todo esse tempo, alguma vez sugeri a algum dos líderes de Israel, os pastores que indiquei para cuidar do meu povo, que eles deviam construir para mim um templo com madeira de cedro?
7 “Diga ao meu servo Davi: Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Eu tirei você do serviço de pastor, e fiz de você rei sobre Israel, o meu povo.
8 Tenho estado com você por onde quer que você tem andado e tenho destruído os seus inimigos. Agora farei que o seu nome seja tão famoso como os homens mais importante da terra.
9 Darei ao meu povo Israel um lugar para toda a vida, e plantarei esse povo na sua própria terra. Ninguém perturbará mais o meu povo. As nações perversas não vão mais oprimir Israel como oprimiram no passado,
10 desde a época em que os juízes governavam. Vencerei todos os seus inimigos. E agora saiba que eu, o SENHOR, farei que os filhos de Davi sejam reis de Israel, do mesmo modo que ele é.
11 Quando chegar ao fim de sua vida aqui na terra e você morrer, colocarei um dos seus filhos no trono para sucedê-lo, e farei que o reino dele seja forte.
12 Ele é quem construirá um templo para mim, e firmarei o trono dele para sempre.
13 Serei o pai dele, e ele será o meu filho. Nunca retirarei dele o meu amor, como retirei de Saul.
14 Eu o farei líder do meu povo e do reino de Israel para sempre; seu reinado será estabelecido para sempre”.
15 Assim Natã transmitiu ao rei Davi tudo o que o SENHOR havia dito.
16 Então o rei Davi entrou no Tabernáculo, assentou-se diante do SENHOR e disse: “Quem sou eu, ó SENHOR Deus, e o que é a minha família para que me tenha dado tudo isto?
17 Pois o Senhor já fez grandes coisas por mim, e isto é ainda pouco em comparação com o que o Senhor prometeu fazer no futuro para a família desse seu servo! O Senhor tem me tratado como se eu fosse alguém muito importante.
18 “Que mais posso eu dizer? O Senhor sabe que sou apenas seu humilde servo. No entanto, o Senhor resolveu honrar-me!
19 Ó SENHOR, por amor do seu servo e de acordo com a sua vontade, o Senhor tem feito essas promessas maravilhosas.
20 “Não há ninguém como o Senhor, não existe outro Deus além do Senhor. Na verdade, nunca ouvimos falar de algum outro deus como o Senhor!
21 E qual outra nação em toda a terra é como Israel, o seu povo? O Senhor fez dela a única nação da terra, que o Senhor resgatou para si mesmo, e o Senhor tornou o seu nome famoso realizando grandes e impressionantes milagres, e expulsando as nações de diante do seu povo, que o Senhor libertou do Egito.
22 O Senhor declarou que o seu povo Israel lhe pertence para sempre, e que o Senhor é o Deus deles.
23 “Agora, SENHOR, que se confirme a sua promessa de que eu e meus filhos sempre governaremos esta nação.
24 E que o cumprimento desta promessa possa trazer honra e glória ao seu nome, quando todos reconhecerem que o Senhor sempre cumpre o que diz, para que os homens digam: ‘Na verdade, o SENHOR dos Exércitos é o Deus de Israel!’ E sempre haverá reis entre a descendência de seu servo Davi!
25 Agora tenho coragem de orar ao Senhor, porque contou estas coisas ao seu servo, que o Senhor fará que os meus descendentes sejam reis.
26 Ó SENHOR, o Senhor é Deus! O Senhor prometeu estas boas coisas ao seu servo!
27 Eu peço que abençoe a família do seu servo para sempre, pois quando o Senhor concede uma bênção, ela é uma bênção eterna!”