1 A notícia chegou até os apóstolos e outros irmãos da Judeia de que muitos gentios também tinham recebido a palavra de Deus!
2 De modo que, quando Pedro voltou a Jerusalém, o partido dos circuncisos discutia com ele, dizendo:
3 “Você ficou hospedado na casa de homens incircuncisos, e até comeu com eles”.
4 Então Pedro contou a eles tudo o que tinha acontecido:
5 “Um dia em Jope”, disse ele, “enquanto eu estava orando, tive uma visão. Vi um enorme lençol, baixado do céu pelas quatro pontas.
6 Dentro do lençol havia todo tipo de animais quadrúpedes da terra, animais selvagens, répteis e aves do céu.
7 E ouvi uma voz dizer: ‘Levante-se, Pedro; mate e coma’.
8 “ ‘Nunca, Senhor’, foi a minha resposta. ‘Porque eu nunca comi nada impuro ou imundo segundo as nossas leis judaicas!’.
9 “Mas a voz do céu falou outra vez: ‘Não chame de impuro o que Deus purificou!’
10 Isso aconteceu três vezes, antes que o lençol e tudo o que ele continha fosse recolhido ao céu.
11 “Nessa hora chegaram à casa onde eu estava hospedado três homens que tinham sido enviados de Cesareia!
12 O Espírito Santo me disse para ir com eles e não me preocupar com o fato de não serem judeus! Estes seis irmãos aqui me acompanharam, e logo chegamos à casa do homem que tinha mandado os mensageiros.
13 Ele nos contou como um anjo tinha aparecido em sua casa e tinha dito: ‘Mande buscar Simão em Jope; ele também é chamado Pedro!
14 Ele dirá como você e toda a sua família podem ser salvos!’.
15 “Pois bem, quando comecei a falar, porém, o Espírito Santo desceu sobre eles, tal como desceu sobre nós no princípio!
16 Então lembrei das palavras do Senhor, quando ele disse: ‘João batizava com água, mas vocês serão batizados com o Espírito Santo’.
17 E já que Deus deu a estes não judeus o mesmo dom que concedeu a nós quando cremos no Senhor Jesus Cristo, quem era eu para discutir com Deus?”
18 Quando os outros ouviram isso, ficaram sem o que dizer e começaram a louvar a Deus! “Sim”, diziam, “então Deus concedeu também aos que não são judeus o privilégio de se arrependerem e receberem a vida eterna!”
19 Enquanto isso, os crentes que tinham sido dispersos de Jerusalém durante a perseguição depois da morte de Estêvão viajaram até a Fenícia, Chipre e Antioquia, espalhando a boa-nova, mas apenas aos judeus.
20 Entretanto, alguns dos crentes, que vieram de Chipre e de Cirene para Antioquia, começaram também a anunciar a alguns gregos a mensagem a respeito do Senhor Jesus.
21 O poder do Senhor estava com eles, de modo que muitos creram e se converteram ao Senhor.
22 Quando a igreja de Jerusalém soube o que tinha acontecido, enviou Barnabé a Antioquia.
23 Quando ele chegou ali e viu as maravilhosas coisas que Deus estava fazendo, ficou cheio de ânimo e de alegria, e animava os crentes a continuar firmes no Senhor.
24 Barnabé era um homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé. Como resultado, muitas pessoas se uniram ao Senhor.
25 Então Barnabé foi a Tarso em busca de Saulo.
26 Quando o encontrou, levou o amigo para Antioquia. Assim, Barnabé e Paulo ficaram lá um ano inteiro, reunindo-se com a igreja e ensinando um grande número de novos convertidos. Foi ali em Antioquia que os discípulos foram chamados de “cristãos” pela primeira vez.
27 Durante esse tempo, chegaram a Antioquia alguns profetas vindos de Jerusalém.
28 Um deles, chamado Ágabo, levantou-se numa das reuniões para profetizar pelo Espírito que uma grande fome estava para vir sobre o mundo romano; isso de fato aconteceu durante o reinado de Cláudio.
29 Então os discípulos resolveram mandar socorro aos irmãos da Judeia, cada um de acordo com as suas possibilidades.
30 Eles entregaram seus donativos a Barnabé e Saulo para levarem aos presbíteros da igreja.