1 O SENHOR disse a Moisés:
2 “Diga o seguinte a Arão: Quando você colocar as sete lâmpadas, elas deverão iluminar a área da frente do candelabro”.
3 E assim fez Arão: colocou as lâmpadas de modo que estivessem voltadas para a frente do candelabro, como o SENHOR havia ordenado a Moisés.
4 Todo o candelabro foi feito de ouro batido, desde a base até os detalhes das flores, de acordo com o modelo que o SENHOR tinha mostrado a Moisés.
5 E o SENHOR disse a Moisés:
6 “Separe os levitas do meio do povo de Israel e purifique-os.
7 Proceda da seguinte maneira em relação à purificação: você jogará água da purificação sobre eles, e eles cortarão o pelo do corpo e lavarão a roupa. Assim ficarão purificados.
8 Em seguida, eles tomarão um novilho com a oferta de cereais, feita da melhor farinha, amassada com óleo; você, porém, tomará outro novilho como oferta pelo pecado.
9 Traga os levitas até a porta do Tabernáculo para que todo o povo de Israel os veja.
10 Em seguida você levará os levitas perante o SENHOR, e os israelitas colocarão as mãos sobre as cabeças deles.
11 Arão apresentará os levitas ao SENHOR como oferta ritualmente movida da parte dos filhos de Israel, para que trabalhem no serviço do SENHOR.
12 “Depois disso, os levitas colocarão as mãos sobre a cabeça dos dois novilhos, e você oferecerá um novilho como oferta pelo pecado e o outro como oferta queimada ao SENHOR para purificar os levitas.
13 Então você colocará os levitas em pé perante Arão e seus filhos, e os apresentará como oferta ritualmente movida ao SENHOR.
14 Desse modo você separará os levitas do meio do povo de Israel, e os levitas serão meus.
15 “Depois disso, eles estarão prontos para ministrar no Tabernáculo; e você os purificará e os apresentará por meio de oferta movida.
16 Os levitas foram separados do meio do povo de Israel para serem meus, em lugar de todo filho mais velho de cada família de Israel.
17 Porque todo filho mais velho de cada família do povo de Israel e de cada cria de todo animal é meu. Eu os separei para mim quando feri os filhos mais velhos de cada família do Egito,
18 e escolhi os levitas em lugar dos filhos mais velhos de cada família do povo de Israel.
19 Agora entrego os levitas a Arão e aos seus filhos; eles ministrarão no Tabernáculo em nome dos israelitas, para obterem o perdão dos pecados e para protegerem os israelitas de alguma desgraça quando se aproximarem do Tabernáculo”.
20 Dessa maneira, Moisés, Arão e todo o povo de Israel fizeram com os levitas de acordo com as ordens que o SENHOR tinha dado a Moisés.
21 Os levitas se purificaram e lavaram as suas roupas. E Arão apresentou os levitas por oferta movida ao SENHOR e fez os sacrifícios para obter o perdão dos pecados por eles, para purificá-los.
22 Depois disso os levitas foram ao Tabernáculo para ministrar sob a supervisão de Arão e seus filhos. Fizeram tudo como o SENHOR havia ordenado a Moisés.
23 O SENHOR também disse a Moisés:
24 “Só poderão ministrar no Tabernáculo os levitas que tiverem entre vinte e cinco e cinquenta anos de idade.
25 Mas desde a idade de cinquenta anos deverão afastar-se da atividade regular e nela nunca mais trabalharão.
26 Eles poderão ajudar seus colegas no trabalho de cuidar do Tabernáculo, mas eles mesmos não deverão fazer o trabalho. Assim você deverá designar as responsabilidades dos levitas”.