1 Formem os batalhões. O inimigo está cercando Jerusalém! Eles ferirão o rosto do juiz de Israel com uma vara.
2 Ó Belém Efrata, você é apenas uma pequena vila da Judeia, mas será o lugar onde vai nascer o rei de Israel. Ele será descendente de uma família que vem de um passado distante, de tempos antigos!
3 Deus entregará seu povo aos inimigos até chegar o tempo em que aquela que está em trabalho de parto dê à luz. Então, finalmente, o remanescente do povo se reunirá a seus irmãos em sua própria terra.
4 Ele se levantará com decisão e, na força do SENHOR, alimentará o seu rebanho, na majestade do nome do SENHOR, o seu Deus. O seu povo viverá em segurança, porque ele será respeitado e temido em todo o mundo.
5 Ele trará a paz. Quando os assírios invadirem nossa terra e marcharem sobre as nossas fortalezas, ele indicará sete pastores para tomar conta de nós, oito príncipes para nos conduzir.
6 Eles governarão a Assíria com a espada na mão e invadirão a terra de Ninrode. Eles nos livrarão quando os assírios invadirem nossa terra e entrarem por nossas fronteiras.
7 Então o remanescente de Israel será no meio de muitos povos, como o orvalho da parte do SENHOR, como chuva que cai sobre as plantas. Ele não colocará sua esperança no homem, mas em Deus.
8 O remanescente de Jacó estará entre outros povos como um leão entre os animais da floresta; como um leão entre rebanhos de ovelhas que as agarra e despedaça, sem que ninguém as possa livrar!
9 Ele vencerá todos os seus inimigos; seus adversários serão eliminados.
10 “Naquele dia”, diz o SENHOR, “eu matarei todos os seus cavalos e destruirei todos os seus carros de guerra.
11 Derrubarei as suas muralhas e demolirei as fortalezas de suas cidades.
12 Darei fim a todo tipo de feitiçaria. Não haverá mais adivinhos entre vocês.
13 Destruirei todos os seus ídolos e as suas colunas sagradas. Vocês nunca mais se curvarão diante daquilo que fizeram com suas próprias mãos.
14 Eu acabarei com os santuários pagãos em sua terra e destruirei as cidades em que existam templos de ídolos.
15 “Vou derramar minha vingança contra as nações que se recusam a me obedecer”.