1 Israel está correndo atrás do vento, está alimentando um redemoinho. Os israelitas estão brincando com fogo! Eles mandam azeite de presente ao Egito e fazem tratados com a Assíria para conseguir ajuda.
2 Mas o SENHOR também tem uma acusação contra Judá. Judá também será castigada com justiça por causa de seus maus caminhos.
3 Quando Jacó nasceu, lutou com seu irmão. Quando já era homem feito, chegou a lutar com Deus.
4 Sim, lutou com o Anjo e levou vantagem. Chorou e implorou uma bênção para si. Ele se encontrou com Deus, frente a frente, em Betel. Lá Deus falou a Jacó.
5 Sim, o próprio SENHOR, o Deus dos Exércitos, o SENHOR é o seu nome.
6 Oh, voltem-se para o seu Deus! Pratiquem os princípios da lealdade e da justiça e confiem sempre em Deus!
7 Mas isso não acontece. O meu povo se parece com os descendentes de Canaã, comerciantes desonestos, que usam balanças falsas. Eles amam o roubo e a mentira.
8 Israel, cheio de si, afirma: “Sou muito rico! E consegui tudo isso sozinho!” E ninguém pode nos acusar de termos ajuntado a nossa riqueza por meio de crime ou pecado.
9 “Eu sou o mesmo SENHOR, o seu Deus, que tirou os israelitas do Egito. Vou fazer vocês morarem em cabanas novamente, como faziam quando eu me encontrei com vocês no deserto.
10 Mandei os meus profetas para avisá-los com muitas visões, sonhos e parábolas”.
11 Apesar disso, os pecados de Gilgal continuam crescendo. Filas e filas de altares, como valetas num campo pronto para a plantação, onde fazem sacrifícios aos seus deuses. E Gileade também está cheia de gente que não vale nada, que vive adorando ídolos.
12 Jacó fugiu para a Síria e lá trabalhou para obter sua esposa, tomando conta de ovelhas.
13 Depois disso, o SENHOR tirou o seu povo do Egito por meio de um profeta, que guiou e protegeu Israel.
14 Mas Israel provocou terrivelmente a ira do SENHOR. Por isso, ele fará com que paguem pelos crimes que cometeram e os castigará por causa dos seus pecados.