1 “Como vocês são o povo do SENHOR, o seu Deus, não façam cortes nos próprios corpos, nem rapem o cabelo acima da testa, como sinal de luto,
2 pois vocês são o povo escolhido do SENHOR, o seu Deus. Dentre todos os povos que existem na face da terra, o SENHOR escolheu vocês para serem somente dele.
3 “Não comam nada que seja impuro.
4 Os animais que vocês podem comer são os seguintes: o boi, a ovelha, a cabra,
5 o veado, a gazela, a corça, o bode montês, o antílope, o bode selvagem e o gamo.
6 Vocês poderão comer qualquer animal que tenha as unhas fendidas e o casco dividido em dois e que rumine.
7 Todavia, dos animais que ruminam ou têm o casco fendido, não deverão comer o camelo, a lebre e o coelho selvagem. Embora ruminem, eles não têm o casco fendido; são impuros para vocês.
8 Também não poderão comer o porco, que embora tenha o casco fendido, não rumina. Estes animais são cerimonialmente impuros. Vocês não poderão comer a carne desses animais, nem tocar no cadáver deles.
9 “De todas as criaturas que vivem nas águas vocês poderão comer somente as que possuem barbatanas e escamas.
10 Mas todas as que não tiverem barbatanas vocês não devem comer. Elas serão cerimonialmente impuras para vocês.
11 “Todas as aves puras vocês poderão comer.
12 Mas estas são as que vocês não poderão comer: a águia, o urubu, a águia-marinha,
13 o açor, o falcão de qualquer espécie,
14 o corvo, segundo a sua espécie,
15 o avestruz, a coruja, a gaivota, o gavião de qualquer espécie,
16 o mocho, o íbis, a gralha,
17 os pelicanos, o abutre, o corvomarinho,
18 a cegonha, a garça de qualquer espécie, a poupa e o morcego.
19 “Também todo inseto que voa será impuro; não poderá ser comido.
20 Vocês podem comer toda ave cerimonialmente pura.
21 “Não usem como alimento nenhum animal que tenha sofrido morte natural. Contudo, o estrangeiro que mora nas cidades de vocês poderá comê-lo, ou vocês poderão vendê-lo a outros estrangeiros. Mas vocês não comam tal coisa, pois são o povo escolhido pelo SENHOR, o seu Deus. “Outra coisa: Não cozinhem o cabrito no leite da mãe dele.
22 “Deem o dízimo de todas as colheitas que produzirem anualmente.
23 Levem os dízimos para comer na presença do SENHOR, o seu Deus, no lugar que ele escolher para habitação do seu Nome. Comam o dízimo dos cereais, do vinho, do azeite, e das primeiras crias das vacas e das ovelhas. A finalidade dos dízimos é ensinar vocês a temerem o SENHOR, o seu Deus, todos os dias.
24 Mas se o local que o SENHOR escolher como santuário for longe demais, e se tornar difícil ir para lá com os seus dízimos, e vocês tiverem sido abençoados pelo SENHOR, o seu Deus,
25 então vocês poderão vender uma parte das colheitas correspondentes ao dízimo e levar o dinheiro ao local que o SENHOR, o seu Deus, tiver escolhido.
26 Chegando lá, usem esse dinheiro para comprar o que a sua alma desejar: vacas ou bois, ovelhas, vinho ou outra bebida fermentada, ou qualquer outra coisa que desejarem. Então comam festivamente ali, na presença do SENHOR, o seu Deus, e alegrem-se, você e sua família.
27 Não esqueçam que devem partilhar com os levitas que vivem em suas cidades, pois eles não receberam propriedades nem colheitas como herança do SENHOR.
28 “De três em três anos, ajuntem a décima parte das colheitas daquele ano e recolham na cidade onde moram.
29 Isso é para os levitas, que não receberam herança como as outras tribos, e para os estrangeiros, os órfãos e as viúvas que vivem na sua cidade. Assim eles poderão comer com fartura e saciar-se. Então o SENHOR, o seu Deus, abençoará todo o trabalho de vocês.