O que é a Bíblia?





“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.” – 2 Timóteo 3:16-17

É com este versículo que iniciaremos nosso estudo sobre a Bíblia, a Palavra de Deus. O que é a Bíblia? O que ela representa para aqueles que nela creem e qual o propósito de Deus ao escrevê-la? Como ela foi escrita e compilada? Quantos homens foram usados por Deus e quanto tempo foi necessário até que ela estivesse completa? Como ela chegou até nós?

 

Este estudo também está disponível em vídeo no nosso canal no Youtube. Clique aqui para conferir.

Hoje iniciamos uma nova série de estudos, e no decorrer das próximas semanas, procuraremos responder todas essas perguntas sobre a Palavra de Deus. Por hoje, vamos nos dedicar a responder apenas algumas: o que é a Bíblia e o que ela representa para nós?

A Bíblia é a fonte da revelação de Deus para a humanidade. Ela é o livro mais vendido do mundo e também o mais influente de toda a história humana. E não poderia ser diferente já que ela é a Palavra do próprio Deus e Criador de tudo e todos.

Basta analisarmos as Escrituras por um breve momento e já veremos que sua mensagem central é a história da salvação. Deus criou o homem, mas este caiu, pecou contra o Senhor e fez com que o pecado entrasse no mundo. O pecado não apenas está no mundo, mas tornou-se parte de nossa natureza, que hoje é pecaminosa. Algo precisaria ser feito, e não poderíamos corrigir este erro sozinhos. A mensagem da Bíblia é o conserto de Deus com os homens, o levantamento do homem caído no pecado.

Jesus e o plano de redenção são o centro de toda a Bíblia. No Antigo Testamento, temos a preparação para a vinda de Cristo. Já no Novo Testamento, vemos finalmente a manifestação de Cristo e a consumação do plano divino para o reerguimento da humanidade. Plano este que é revelado pela primeira vez logo no livro de Gênesis. A primeira profecia de toda a Bíblia é chamada de proto-evangelho, ela é a primeira referência feita à necessidade de um Redentor.

“Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este [o descendente da mulher] te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.” – Gênesis 3:15

Deus usou aproximadamente 40 homens para escrever a Bíblia, ao longo de cerca de 1.500 anos. Mas apesar de serem tantos escritores e por tanto tempo, a Bíblia possui apenas um Autor: Deus. E não se contradiz em momento nenhum.

Aqueles que creem nela como Palavra de Deus, creem também que ela foi inspirada por Deus e por isso se torna inerrante, completamente livre de erros; e infalível, pois tudo o que encontramos nela aconteceu ou acontecerá. Também devemos reconhecer que ela é fidedigna, totalmente fiel e confiável, e por isso deve ser nossa regra de fé e conduta, pois possui uma autoridade inigualável, não podendo ser comparada em valor com nenhum outro livro no mundo todo.

Falando sobre a terminologia, é importante destacar que a palavra Bíblia deriva do termo grego biblos, que vem do nome dado à polpa interna da planta do papiro em que se escreviam os Livros Sagrados. Podemos definir a expressão Bíblia Sagrada como uma coleção ou uma biblioteca de Livros Sagrados.

Nessa coleção de livros, encontramos diversas narrativas, mas apenas uma história: Deus buscando um povo para Si, com quem estabelecerá uma aliança. A promessa feita por Deus a Abraão, de que faria dele uma grande nação, e que através de sua descendências todas as nações da terra seriam benditas, permanece viva ao longo das Escrituras. Entre o surgimento do povo, cativeiros e exílios, o levantamento de profetas, juízes e reis, conquistas e derrotas, uma coisa permanece intacta: o desejo de Deus de reerguer o homem caído no Éden, fazendo isso por meio da linhagem de Abraão, segundo Sua promessa.

Na Bíblia, encontramos profecias, poemas, genealogias, cânticos, orações, relatos históricos, cartas de exortação e correção. Mas o mais maravilhoso em tudo isso é que em cada linha, em cada palavra e de tantas formas variadas, Deus fala! Ele não fala apenas por meio de Seus profetas que trouxeram mensagens diretas, Ele fala através dos relatos históricos de Lucas, o médico amado, pois ao relatar tantas dificuldades enfrentadas pelos primeiros cristãos, vemos a mão soberana de Deus que manteve essa igreja viva até hoje.

Ele fala através dos poemas apaixonados de Davi e Asafe; através das cartas de Paulo e outros apóstolos. Ele fala até mesmo através das genealogias, pois nelas podemos ouvir a voz de Deus declarando: “Vejam de quantas gerações cuidei até chegar em vocês. Vejam como minha promessa de trazer o Messias da linhagem de Davi está se cumprindo. Vejam que Eu sou Deus!”

A Bíblia é muito mais que um simples livro e deve ser vista com zelo, amor e seriedade. Ela é viva e eficaz. Ela divide alma e espírito, juntas e medulas, ela julga os pensamentos e intenções do coração. (Hebreus 4:12) Ela purifica aquele que caminha segundo seus ensinamentos. (Salmos 119:9)

Quantas coisas maravilhosas Deus quer comunicar a nós por meio de Sua Palavra. Quantas respostas e direcionamentos Ele quer dar ao Seu povo através desse livro tão antigo, mas tão atual.

O que a Bíblia é para você? Como ela te guia ao longo de sua vida e antes de cada decisão?

Nos dedicarmos ao estudo deste livro tão importante é, de fato, um dos melhores investimentos que podemos fazer com nosso tempo. Nossa série sobre a Palavra de Deus apenas começou. Ainda falaremos sobre o Antigo e o Novo Testamento, sobre as línguas originais dos Escritos Sagrados e como esses livros foram preservados para chegar até nós. Você estará conosco nessa jornada?

Esperamos que este estudo tenha te abençoado e enriquecido seus conhecimentos bíblicos. Até a próxima!

 




Postado em 02/06/2023

A Palavra de Deus